top of page

LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL 

Eficiência Operacional
Otimização Sistêmica
Tecnologia

A ferramenta de gestão VERDCARE, garante o  compromisso dos com a responsabilidade socioambiental (ESG) atrelada ao Pacto Global e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nas rotinas de gerenciamento das operações e logística, orientando as organizações na implantação  das  melhores  práticas com objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e outros poluentes atmosféricos, resíduos líquidos e resíduos sólidos e também aprimorando os processos inerentes a gestão e desempenho das atividades industriais, de serviços em geral e operações logísticas, englobando nestas as atividades de logística interna e de transporte de cargas. 

 

Dentro de todo este processo temos a implantação de uma programa de P+L (Produção mais Limpa) aplicado à logística através do uso dessas técnicas de forma análoga às utilizadas nos processos de fabricação.

 

O conceito fundamental do uso desta  metodologia na logística consiste na aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental, objetivando o aumento da eficiência do processo operacional e da eficácia no uso dos ativos logísticos, buscando evitar desperdícios e economizando insumos em cada etapa das operações, como água e energia e gerando menos emissões e descartes possíveis.

 

O processo de gestão com base na P+L busca a melhora da eficiência geral com a incorporação de técnicas de monitoramento contínuo dos fluxos dos materiais e resíduos em todas as etapas do processo produtivo. Com o aumento da visibilidade do processo, são geradas informações confiáveis para serem transformadas em ações de melhorias técnicas e tecnológicas, desde a seleção e adoção de melhores tecnologias nos equipamentos operacionais e na seleção e controle das fontes dos insumos principais, buscando soluções inovadoras, de custo adequado aos benefícios que elas geram, bem como na revisão de parâmetros operacionais baseado em boas práticas.

A estratégia VERDCARE, completa-se com o PLVB - Programa de Logística Verde Brasil, o qual tem a coordenação técnica conduzida pelo IBTS e o VGP - Via Green Program, com a coordenação técnica do Instituto Via Greenambos parceiros estratégicos da Voticare Solutions.

Pelo PLVB as empresas membro tem acesso a conteúdos exclusivos e com assessoria permanente da Voticare no que se refere a sustentabilidade na logística.

 

 

 


 

P%2BL_edited.png
Logo IBTS.png
Logo PLVB.png
Logo VerdCare.png
Via Green Logo.png
VGP logo.png
bottom of page